segunda-feira, 26 de abril de 2010

Comunidade Abba Pai – Apresenta a Celina Borges



Lindo vídeo, feito pela a jovem Lilian Duarte que faz parte da Comunidade Abba Pai.

Noite do Caldo


Noite do Caldo

em prol do

Cristo Fest Show
Dia: Próximo Domingo (02/05/10)
Horário: Após a missa das 20hs na Matriz
Local: no Salão Paroquial - Trindade - GO
Traga sua família para tomar um delicioso caldo e colaborar com a realização da nossa Festa.



Apenas R$: 1,00 o copo. Participe!!!

domingo, 25 de abril de 2010

Jesus é mais que uma festa!


O episódio da Festa de Pentecostes tentará nos revelar a alegria da manifestação do Espírito Santo à comunidade cristã, sendo mais que uma Solene Celebração, na realidade buscará aprofundar o sentido de nossa Fé, que é o próprio Jesus Cristo, que mesmo com a sua “morte”, continua a agir em nós por meio do Espírito Santo.
Ao celebrarmos esta grande festa, teremos que deixar a alegria deste momento nos apontar uma nova época caracterizada pela experiência de encontro com a face de Jesus na luz e no rosto do irmão ou irmã. Até porque, passaremos a carregar no peito o Fogo que a Igreja receberá novamente em Pentecostes, momento em que, o Espírito que nos configura ao Filho, nos fará filhos de um mesmo Pai e, portanto, construtores da fraternidade, arquitetos da comunhão, profetas da vida, peregrinos do Amor!
Não podemos deixar de mencionar que a Igreja, na atualidade, é questionada pelo mundo, mas precisamos acolher tão somente, é a promessa de Jesus que não nos abandona e nos revela a sua presença por meio do Espírito Santo. Inclusive, é este Jesus que eu sigo e imagino que você também, e é este mesmo Espírito que sempre acompanhará a sua comunidade fiel e a impulsionará a assumir com coragem o projeto salvífico do Pai.
Faremos de cada Missa um impulso irresistível para a missão, independente das tribulações. Continuaremos a adorar Jesus na Eucaristia sem deixar de experimentar sua presença no Irmão. Levaremos a luz aqueles irmãos que se encontram na escuridão. Seremos luz do mundo, sacramento da vida, instrumentos de amor.
O desafio da Festa que em breve celebraremos é justamente formar uma união a partir da experiência do Espírito Santo, o Espírito na sua forma de glória e amor, fazendo com que a comunidade em festa, muito mais do que esteja em festa, mais que esteja unida ao vínculo do amor que cria unidade, unida com Jesus e nele com o Pai.
Lorena Borges Silva
Advogada e Integrante da Pastoral da Juventude de Trindade -GO

quinta-feira, 22 de abril de 2010

Celina Borges


Celina Isaura Borges Denilli (Belo Horizonte, 30 de outubro de 1964) é uma cantora e compositora brasileira. Filha de musicista, iniciou na música com apenas 13 anos de idade como professora de piano junto com sua mãe. Aos vinte anos de idade, com a Renovação Carismática Católica, iniciou sua carreira com animação de grupos de oração e condução de ministério de música.

Carreira

Em 1996 lança seu primeiro CD, o "Deixe-me Nascer", sendo divulgado primeiramente em sua cidade, Belo Horizonte, passando depois para outros estados brasileiros.

Em 1998, o CD "Chuva de Outono" é lançado, onde ela faz um trabalho missionário em Nova York e divulga por lá o seu segundo CD.

Em 2000 lança o CD "Tributo ao Grande Amor" e divulga o terceiro trabalho na Itália, onde faz um clipe para a música "Fé e Razão".

Em 2003 é lançado o quarto CD da cantora: "Diamante Lapidado". Um dos mais vendidos CD's da mesma. CD que teve várias participações especiais como: Dom Alberto Taveira Corrêa, Pe. Roberto Lettieri, Pe. Jonas Abib e Pe. Fábio de Melo.

Um ano depois, lança seu quinto CD, intitulado de "Backstage Intimidade", que é uma coletânea dos seus três primeiros CDs, que tem também uma música inédita.

Fez uma turnê em Portugal e em dezembro de 2005 lança seu sexto CD, o "Ânima". Que foi destaque na música católica com a canção "Derrama o Teu Amor Aqui" de autoria de Jorge Mongó.

Em 2008 lança seu sétimo CD intitulado Alegria e Mística que perpassa pela história dos santos da Igreja, mostrando a possibilidade de intimidade com Deus mística. Este Cd possui uma qualidade musical inigualável.

E em 2009 pela a Som Livre lança o seu oitavo Cd, "Tudo Posso".

Discografia

Deixe-me Nascer (1996)
Chuva de Outono (1998)
Tributo ao Grande Amor (2000)
Diamante Lapidado (2003)
Backstage Intimidade (2004)
Ânima (2006)
Alegria e Mística (2008)
Tudo Posso (2009)

Celina Borges é 0800 em Trindade






Agora é pra valer!
Celina Borges é 0800 em Trindade

O Cristo Fest Show vai acontecer pela primeira vez ao ar livre no próximo dia 22 de Maio na praça da Igreja Matriz. Também é a primeira vez a Cantora Celina Borges vem à Trindade. E o melhor: 0800. Niguém vai ter que pagar ingresso!
Tudo isso se torna possível devido a parceria entre Paróquia Divino Pai Eterno e Comunidde Abba-Pai. Os recursos virão de patrocínios, doações espontâneas dos paroquianos e muito trabalhos para captação de recursos tanto da parte da Cominidade Abba-Pai quanto de toda a Paróquia!
Esse ano o Cristo Fest Show fará parte das comemorações da Festa de Pentecostes! A intenção do Pároco Pe. Marco Aurélio é promover uma novena que precederá o Show e acontecerá simultâneamente nas mais de 35 comunidades da Paróquia, culminando o encerramento com o Show, Procissão e Missa de Pentecostes.

Música e Liturgia

“O canto e a música desempenham sua função de sinais de maneira tanto mais significativa por ‘estarem intimamente ligados à ação litúrgica’, segundo três critérios principais: a beleza expressiva da oração, a participação unânime da assembléia nos momentos previstos e o caráter solene da celebração. Participam assim da finalidade das palavras e das ações litúrgicas: a glória de Deus e a santificação dos fiéis” ( CIC- 1157).

Não pretendo fazer aqui um tratado de liturgia, apenas darei algumas dicas sobre a postura do ministério de música em animações litúrgicas, especialmente nas celebrações Eucarísticas.

Na celebração Eucarística, o presidente é o sacerdote; portanto, antes de toda e qualquer celebração, converse com o sacerdote e exponha o que o ministério preparou em unidade com a equipe de liturgia.

Sei de toda a complexidade e até das diferentes interpretações sobre a liturgia que alguns padres dão; em todo caso, vale a máxima: “Quem obedece não peca”. Portanto, consulte o padre e obedeça-lhe.

Se você tiver conhecimento o bastante e abertura com o sacerdote, pode defender dua opinião; o diálogo nos faz crescer. Mas converse em outro momento, não poucos minutos antes do início da celebração.

Na missa, a música deve contribuir ara o engrandecimento e a profundidade dos momentos litúrgicos; por isso, cada música precisa se encaixar com momento certo e acompanhar os tempos litúrgicos.

Missa não é Show!

Não chame a atenção do povo para si ou para seu grupo musical. Na missa, Jesus é o centro.

Não desvie a atenção das pessoas com “caras e bocas” durante a interpretação de uma música, nem na execução de um solo instrumental.

Não converse durante a celebração, escolha antecipadamente as músicas e seu respectivos tons. Se houver extrema necessidade de algum diálogo, faça-o da forma mais discreta possível. Nada mais desagradável do que um ministério se entreolhando com ar desesperado, de “qual a próxima música?” ou “qual o tom?”.

Não use, durante a missa, roupas com cores fortes ou estampadas, a não ser que você seja convocado de surpresa e não tenha condições de se trocar.

Não use, de jeito nenhum, roupas sem mangas, decotadas, transparentes ou bermudas durante a celebração Eucarística.

Escolha os cânticos de acordo com as leituras e tempo litúrgico. Não se pode cantar os Hits, a não ser que se encaixem com o tema da celebração.

Peça aos músicos que toquem de forma harmônica e com um volume que favoreça a oração. Já vi muitas vezes sacerdotes e ate bispos serem “martirizados” pelo alto volume dos instrumentos, inclusive da bateria, montados a menos de um metro de seus ouvidos, em palcos pequenos.

Não use a harmonia mais complicada que vocês sabe tocar. Nas celebrações, precisamos ajudar o povo a rezar as canções. Acordes muito dissonantes não são os mais indicados nessas ocasiões. Cuidado para não fazer das missas uma “Válvula de escape”para seu desejo de tocar no Free Jazz Festival ou no barzinho mais “out” de sua cidade.

Ensaie com o povo antes da missa. Ensine os cânticos novos e motive-os a rezar com eles.

Algumas fórmulas da missa, como o “Cordeiro de Deus”, não podem ser modificados. Estude liturgia! Em liturgia não dá para improvisar.

Não queira ser um ministro de música “garçom”, que apenas serve aos outros o banquete. Participe ativamente de cada momento da celebração, sente-se à mesa. Você também é um “feliz convidado para a ceia do Senhor”.

Se você é animador de música na liturgia, não multiplique as palavras. Não queira fazer uma homilia a cada música, nem queira roubar o papel do comentarista.
Luiz carvalho - Com. Recado