quinta-feira, 20 de maio de 2010

"Do mundo" ou "de Deus"?



O cristão pode ir ao cinema? Pode usar boné na igreja? Pintar o cabelo de azul, amarelo, vermelho, rosa-rosa, verde? O homem pode usar brinco ou deixar o seu cabelo crescer? Pode dançar forró, reggae, dance, funk, rock, etc? Pode ir em festas ditas “do mundo”?

Como podemos caracterizar algo como sendo “do mundo” ou “de Deus”? Computador é “do mundo”? Máquina de datilografar é “de Deus”? Novela é “do mundo”? Filme é “de Deus”? Festas com bebidas e sons exagerados são “do mundo”? Reuniões pequenas são “de Deus”? Percebem o quanto é difícil fazer uma classificação a esse respeito. Tudo vai depender da intenção do coração e do contexto onde tal prática está inserida.

Uma determinada festa pode ser considerada boa ou ruim aos olhos de alguém, mas nem por isso pode ser rotulada como festa “de mundo” e algo que seja pecaminoso. O que fazer nesse caso então? Cada um siga sua própria consciência, iluminada por uma fé autêntica e não rejeite seu irmão por pensar de forma diferente.

Entendemos que essas e outras discussões não são incluídas no Evangelho, que é muito simples e que em sua essência é amar a Deus e ao próximo. Não podemos limitar o ensinamento do cristianismo em listas permitidas e não permitidas para nós Cristãos.

A prática de usos e costumes fora da igreja, ou mesmo dentro dela, nunca contribuiu para a salvação ou santificação de alguém. Regras e tradições humanas mudam apenas o exterior, enquanto Deus está preocupado em mudar o coração.

Então leia a Bíblia, seja intimo com Deus, busque-o. Somente ele vai dizer o que “pode” ou o que “não pode”, se convém ou não convém. Não temos o direito de impor nossas opiniões. Algumas coisas são pessoais, ou seja, enquanto é pecado para alguns, é totalmente lícito para outros.

Julgar, falar mal, estas sim são atitudes mundanas que, com certeza, entristecem de maneira bastante significativa o coração do Senhor.

Não devemos perder tempo com discussões que não nos levarão a nada. Ao nosso redor há muitas pessoas precisando do nosso apoio e de salvação. Concentre-se nisso. “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Não perca a vontade de seguir o caminho do bem.

Como diz uma passagem da música de autoria do Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...” Coloquemos isso em prática.

Lorena Neri Meira de Oliveira, natural de Trindade, Advogada
.

Espírito Santo, a nossa força!


Deus abolui definitivamente o pecado ao encravar Cristo na cruz. Nós precisamos colocar toda a nossa força para lutar e vencer o pecado, nos despir do homem velho e nos revestir do homem novo, que se restaura constantemente à imagem dAquele que nos criou, até atingir o perfeito conhecimento.

Durante a via-sacra, podemos perceber o túmulo em que colocaram Jesus e, como colocaram o sudário. Quando estava para romper a madrugada de domingo, o Espírito Santo ressuscitou Jesus: a morte não teve a última palavra, porque o amor é mais forte do que a morte.

Jesus saiu daquele sudário num corpo glorioso e é com esse corpo que Ele está no Céu, é com esse corpo que Ele virá para estabelecer entre nós os céus novos e uma terra nova.

"Se o Espírito daquele que ressuscitou Jesus dos mortos habita em vós, Ele, que ressuscitou Jesus Cristo dos mortos, também dará a vida aos vossos corpos mortais pelo Seu Espírito que habita em vós" (Rm 8, 11). Desta forma, a vida do Espírito Santo vive em mim e cada vez mais leva-me para o alto, fazendo-me um imitador de Jesus no pensar, no falar e no agir.

Eu sou sacrário vivo do Espírito Santo, aonde eu for, o Espírito Santo vai e eu preciso levá-Lo comigo, e Ele vai santificando tudo.

Eu sei que você enfrenta muitos problemas o dia inteiro e, às vezes, nem dorme por causa deles, mas você tem o Espírito Santo.

Muitas vezes, eu digo que sou como um menino que anda na corda bamba, e quem anda na corda bamba não pode parar, pois se parar, cai. O Espírito Santo é a força que me sustenta a cada passo e quer ser para cada um de nós um companheiro inseparável em todas as situações da nossa vida, como foi de Jesus durante a Sua caminhada terrena.

Jesus, tu és o meu Salvador. Coloco tudo que tenho e sou sob o Teu senhorio. Tu és o Senhor da minha vida. Derrama sobre mim o Teu Espírito em plenitude. Amém!

"Enviai o vosso Espírito, Senhor, e renovai a face da terra!" (Sl 103, 30)

Monsenhor Jonas Abib - Fundador da Comunidade Canção Nova.
(Revista Canção Nova Abril 2010)

quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pentecostes: Espírito Santo e a Igreja


A Igreja só acabou de nascer, só foi inaugurada e mostrada ao mundo no dia de Pentecostes, quando a comunidade dos discípulos de Jesus, recebendo o dom do Espírito Santo, se transformou em movimento missionário. Sem o dom do Espírito Santo a Igreja não existiria. A Igreja é, ao mesmo tempo, o corpo de Cristo e o templo do Espírito Santo, nos mostra o livro dos Atos dos Apóstolos. Lucas narra não apenas um Pentecostes, mas quatro Pentecostes sucessivos: o Pentecostes da inauguração da Igreja (cf. At 2, 1-12); o Pentecostes da Igreja de Jerusalém (cf. At 4, 31); o Pentecostes da entrada dos gentios na Igreja (cf. At 11, 15), e o Pentecostes da Igreja de Éfeso (cf. At 19, 1-6).

Com a narração desses quatro Pentecostes, Lucas mostra que o dom do Espírito Santo acontece em toda a vida da Igreja. A Igreja não nasce de baixo. Nasce do alto. Ela é graça. É dom de Espírito Santo. A Igreja não existe sem o Espírito Santo. Quando a comunidade envia Paulo e Barnabé em missão, diz o livro dos Atos que eles foram enviados pelo Espírito Santo (cf. At 13, 2). Quando Ananias e Safira mentem à comunidade e são castigados de morte, afirma o livro dos Atos que eles mentem ao Espírito Santo (cf. At 5, 3). Mentir, pois, à Igreja é mentir ao Espírito Santo. A assembleia dos Apóstolos, chamada de primeiro concílio, termina com estas palavras: "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós determinar o seguinte..." (cf. At 15, 28). Quando a Igreja determina, é o Espírito Santo quem determina.

A Igreja, que nasceu católica em Pentecostes, porque nasceu missionária, é levada, por meio da missão, às diversas partes do mundo. Por isso mesmo, a missão é a mais importante causa da Igreja. É a causa das causas, porque está ligada ao projeto salvífico de Deus. Segundo o decreto Ad Gentes, do Vaticano II, a missão é a expressão do desígnio salvífico de Deus. É a realização pública da história da salvação.

Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo da Diocese de Lorena - SP.
(Revista Canção Nova)


Contagem regressiva

Faltam 4 dias para o Grande Show da Celina Borges, na Praça da Paróquia do Divino Pai Eterno as 21h00, o maior evento Católico de Trindade, Cristo Fest Show.


Você vai vir, não é mesmo? Pois a oportunidade é única!

domingo, 16 de maio de 2010

Santo sem deixar de ser jovem


Jesus é a melhor escolha

Juventude. Fase da vida em que não conseguimos escapar de uma determinada palavra:Escolher! São tantas escolhas que devemos fazer nesse momento da vida. Além do mais, são escolhas, que querendo ou não, irão determinar o nosso futuro.
Fase também em que pensamos que tudo podemos fazer. Estamos no vigor da idade. Há um desejo de tudo mudar. Há um desejo de viver melhor. É o momento da novidade, ou seja, o momento de criarmos nossas experiências.
Se queremos novas experiências há um caminho que sempre nos levará a elas. Sim! Existe esse caminho meus queridos jovens! E é um caminho que será determinante em sua vida. Caminho que precisa da sua escolha. Este caminho é Jesus Cristo. Ele mesmo. Não há outra forma de ter experiências maravilhosas se não for por este trajeto.
Ao escolhermos seguir essa trilha, somos chamados a nossa primeira vocação. Melhor ainda, somos chamados a realizar a vontade do Pai Celestial. Somos chamados a viver a Santidade, a sermos Santos. Repito: a sermos Santos!

O bem do Espírito ou o “melhor” do mundo?

Também concordo com você ao falar que é muito difícil de viver a santidade nos dias atuais. Fazemos parte de um quotidiano que os ditos da moda é sermos independentes, que não precisamos de nada, que o mundo tudo nos oferece e oferece o “melhor” e dentre tantas outras coisas. Mundo no qual se encontra na relatividade. Que tudo é por acaso e que o valor humano pode-se deixar de lado.
Queridos jovens, mas digo a vocês que é possível sim viver a santidade. Como? Basta voltarmos o nosso olhar para aquele que quer o nosso bem e com o seu amor abundante nos sustentará: Jesus! E Ele, na sua bondade e compaixão, não nos abandona, pois o seu Espírito quer habitar em nosso coração. Ou seja, Ele quer nos batizar novamente através do seu Espírito Santo. E a força desse Espírito é que nos impulsiona a querermos ser santos diante das tantas coisas “boas” que o mundo nos dá.

Pentecostes, momento de deixar fluir a santidade

Estamos prestes a celebrar Pentecostes. Momento em que os apóstolos foram batizados pelo fogo do Espírito Santo e recebendo assim o árduo dom de anunciar a Palavra de Deus. Momento em que a Igreja nasce do alto. Acontecimento que nos mostra que Deus não nos deixou sozinhos e que tudo o que não era compreendido passa a ser compreendido pela ação reveladora do Espírito Santo.
Se você, jovem, que quer deixar a sua marca nesta terra, que quer fazer algo diferente, que sente uma ousadia em fazer parte daqueles que são portadores da Palavra de Deus e que escolhe viver a santidade na sua juventude e para sempre, chegou o momento de pedirmos para sermos batizados nesse fogo, chegou o momento de darmos livre acesso à ação doce e abrasadora do Santo Espírito que quer fazer morada em nós! Momento em que o Espírito Santo irá fazer fluir rios de água viva do nosso interior. E assim teremos a certeza que daremos conta de viver a nossa santidade e que temos a autoridade de proclamar que somos Filhos do Céu, pois somos renovados a cada dia pelo poder do Espírito Santo.

Que nossa meta seja sempre o céu!

E é através dessa experiência carismática que seremos santos sem deixarmos de sermos jovens. E você pode ter certeza, a citação bíblica que deixo finalizando esse convite, irá fazer parte da sua vida! “Ninguém te despreze por seres jovem. Ao contrário, torna-te modelo para os fiéis, no modo de falar e de viver, na caridade, na fé, na castidade.” (1 Tm 4, 12) Vamos nos tornar modelos para outros jovens que tanto necessitam conhecer a ação desse Espírito que nos leva ao encontro do Deus de Amor.
Jovens renovados buscando as coisas do alto! Que nossa meta seja sempre o céu! Chegaremos lá mantendo os pés no chão e vivendo cada dia a nossa santidade. Verso l’ Alto! (Para o Alto!). Se, portanto, ressuscitastes com Cristo, buscai as coisas lá do alto, onde Cristo está sentado à direita de Deus.” (Cl 3, 1) Uma escolha que realmente compensa e além do mais, nunca seremos decepcionados pois o Alto nos leva à misericórdia de Deus.

Venha experimentar a força do Ressuscitado! Venha viver a experiência de ser dependente da
ação do Espírito Santo! Venha experimentar coisas grandes e melhores que o Espírito Santo nos precede! Venha ser um jovem santo!

Fiquem cheios do Espírito Santo!

Do seu irmão em Cristo,


Rubimar Gonçalves Filho – Estudante de Farmácia e integrante da Comunidade Abba-Pai.



quarta-feira, 12 de maio de 2010

Mais Pastéis


Mais um Festival de Pastel
Devido o grande sucesso e participação em peso da galera no último Festival de Pastel, no próximo Domingo teremos mais uma edição deliciosa do evento em frente a Igreja Matriz.
A medida foi tomada divdo a muitas pessoas terem ficado com água na boca, pois os pastéis não deu pra quem quiz! Então pra não ficar ninguém de fora, sem a oportunidade de colaborar com as Festividades de Pentecostes, entre elas o Cristo Fest Show, a Comunidade Abba-Pai fará novamente o Festival e ainda terá Caldo também no perído noturno!
Lembrando a todos: o evento acontecerá apartir da primeira missa às 6hs da manhã e continuará à noite nas missas deste período!
Contamos com sua presesnça!!!!

sexta-feira, 7 de maio de 2010

Parabéns à todas as Mamães





Viva a Mãe de Deus e Nossa!



Ela é a mãe de todas as mães! Unamo-nos à ela em homenagem às nossas mães!


À Mãe de Deus consagremos todas as mães que sofrem no desejo de ver seus filhos confortados pelo Evangelho.
Consagremos todas as mães que esperam dos homens trabalho, estudo, saúde e dignidade para seus filhos.


Mãe de Deus e nossa, atendei a nossa súplica!

quarta-feira, 5 de maio de 2010

Celina Borges: Derrama o teu amor

Atenção Pessoal

Neste Domingo mais uma ação em prol das Festividades de Pentecostes na Paróquia Divino Pai Eterno.

Festival de Pastel
Local: Praça da Igreja Matriz - Trindade - GO
Valor: R$ 2,00 cada
Realização: Comunidade Abba-Pai

Essas ações só se tornam possíveis devido ao empenho e a participação de todos! A Noite do Caldo foi um sucesso por que houve dedicação de cada membro da Comunidade, dos benfeitores que fizeram a doação da matéria prima e principalmente, a presença das pessoas que estão acreditando nesse projeto e por isso apoiando com sua presença e sua oferta. Muito obrigado à todos!

Equipe Organizadora

sábado, 1 de maio de 2010

Dia do Trabalho



Nesse dia o mundo deveria dar mais valor
A você que cedo levanta trabalhador
Você! Que muitas vezes trabalha sem comida
Você! Que trabalha toda uma vida
Mas nesse dia do Trabalhador
continua sem valor!

É quem constrói a Nação
Mas é quem menos tem a receber
É quem dá tudo de si em troca de nada
Trabalhador que planta tem que colher

Mas trabalhador é classe, e esta é abandonada;
Neste seu dia, comemora-se no mundo inteiro.
Mas o mundo não conhece quem trabalha,
Quem passa uma vida fazendo tudo direito!

Mas esse é trabalhador verdadeiro,
Aquele que tudo faz calado, não espalha;
Ah! Trabalhador! Sem casa, sem comida sem saúde!
Trabalhador desempregado, desnutrido amiúde
Vai trabalhar, que canta, que ri e que chora
Vai comemorar o que nessa hora?

De globalização, de guerra, de desemprego;
Trabalhar onde? Foge da seca e no desapego
Até da família esquece, vai longe trabalhar
Na esperança de um dia tudo melhorar...

((Maju/ctba))