quinta-feira, 20 de maio de 2010

"Do mundo" ou "de Deus"?



O cristão pode ir ao cinema? Pode usar boné na igreja? Pintar o cabelo de azul, amarelo, vermelho, rosa-rosa, verde? O homem pode usar brinco ou deixar o seu cabelo crescer? Pode dançar forró, reggae, dance, funk, rock, etc? Pode ir em festas ditas “do mundo”?

Como podemos caracterizar algo como sendo “do mundo” ou “de Deus”? Computador é “do mundo”? Máquina de datilografar é “de Deus”? Novela é “do mundo”? Filme é “de Deus”? Festas com bebidas e sons exagerados são “do mundo”? Reuniões pequenas são “de Deus”? Percebem o quanto é difícil fazer uma classificação a esse respeito. Tudo vai depender da intenção do coração e do contexto onde tal prática está inserida.

Uma determinada festa pode ser considerada boa ou ruim aos olhos de alguém, mas nem por isso pode ser rotulada como festa “de mundo” e algo que seja pecaminoso. O que fazer nesse caso então? Cada um siga sua própria consciência, iluminada por uma fé autêntica e não rejeite seu irmão por pensar de forma diferente.

Entendemos que essas e outras discussões não são incluídas no Evangelho, que é muito simples e que em sua essência é amar a Deus e ao próximo. Não podemos limitar o ensinamento do cristianismo em listas permitidas e não permitidas para nós Cristãos.

A prática de usos e costumes fora da igreja, ou mesmo dentro dela, nunca contribuiu para a salvação ou santificação de alguém. Regras e tradições humanas mudam apenas o exterior, enquanto Deus está preocupado em mudar o coração.

Então leia a Bíblia, seja intimo com Deus, busque-o. Somente ele vai dizer o que “pode” ou o que “não pode”, se convém ou não convém. Não temos o direito de impor nossas opiniões. Algumas coisas são pessoais, ou seja, enquanto é pecado para alguns, é totalmente lícito para outros.

Julgar, falar mal, estas sim são atitudes mundanas que, com certeza, entristecem de maneira bastante significativa o coração do Senhor.

Não devemos perder tempo com discussões que não nos levarão a nada. Ao nosso redor há muitas pessoas precisando do nosso apoio e de salvação. Concentre-se nisso. “Ide e pregai o Evangelho a toda criatura”. Não perca a vontade de seguir o caminho do bem.

Como diz uma passagem da música de autoria do Renato Russo: “É preciso amar as pessoas como se não houvesse amanhã...” Coloquemos isso em prática.

Lorena Neri Meira de Oliveira, natural de Trindade, Advogada
.

4 comentários:

  1. Quando acredito, logo amo e se amo compreendo. Então se julgo isso ou aquilo de acordo com a minha conscepção, espalho a divisão. Levanto um paralelo entre o que penso e a experiência do outro. Os comentários tecidos acima partem de uma ideologia e experiência pessoal que vai contra uma outra vivida por muitos! Então estou fazendo comunhão quando questiono o que é questionado acima? O texto da Lorena, a meu ver, trata muito mais da compreençãos das realidades humanas do que de ideolias salvícas, ou ainda dogmas como o afirmado pelo então cardeal Cardeal Ratzinger "fora da Igreja não há salvação"

    ResponderExcluir
  2. Este comentário foi removido pelo autor.

    ResponderExcluir
  3. A paz de Cristo, nossa condutas ou formas de pensamento nos revelam o grau de proximidade e pertença ao Senhor. Através de nossas experiências vamos apurando o que nos convêm como São Paulo nos ensina,(I Cor 6,12) e é agradável aos olhos de Deus, mas obtemos este discernimento com o aprofundamento e conhecimento das coisas do alto, só amo aquilo que sei e compreendo, mesmo na minha imperfeição, assim vou me convertendo cada vez mais, é na união ao distante que acolho o amor pleno dos céus aqui na terra, e planto a comunhão no Espírito Santo. Quando dissemino apenas minha visão e julgamento sobre os outros estou pecando contra o Senhor, que viveu a compaixão suprema por cada um de nós, em nossa mais profunda miséria nos acolheu, assim devemos pregar a Boa Nova levando o perdão e o amor a quem não me assemelha, porque somos essencialmente irmãos no Filho de DEUS humanado, mostrando a verdadeira salvação única no corpo místico de Cristo que somos em sua Santa Igreja.

    ResponderExcluir
  4. na verdade se andamos igual ao mundo e se vestimos igual ao mundo , que diferença faz do mundo., devemos ser diferente em tudo, pois vc só sabe que é luz, porque ela se diferencia das treves

    www.assembleiabelem.br22.com

    ResponderExcluir