quarta-feira, 19 de maio de 2010

Pentecostes: Espírito Santo e a Igreja


A Igreja só acabou de nascer, só foi inaugurada e mostrada ao mundo no dia de Pentecostes, quando a comunidade dos discípulos de Jesus, recebendo o dom do Espírito Santo, se transformou em movimento missionário. Sem o dom do Espírito Santo a Igreja não existiria. A Igreja é, ao mesmo tempo, o corpo de Cristo e o templo do Espírito Santo, nos mostra o livro dos Atos dos Apóstolos. Lucas narra não apenas um Pentecostes, mas quatro Pentecostes sucessivos: o Pentecostes da inauguração da Igreja (cf. At 2, 1-12); o Pentecostes da Igreja de Jerusalém (cf. At 4, 31); o Pentecostes da entrada dos gentios na Igreja (cf. At 11, 15), e o Pentecostes da Igreja de Éfeso (cf. At 19, 1-6).

Com a narração desses quatro Pentecostes, Lucas mostra que o dom do Espírito Santo acontece em toda a vida da Igreja. A Igreja não nasce de baixo. Nasce do alto. Ela é graça. É dom de Espírito Santo. A Igreja não existe sem o Espírito Santo. Quando a comunidade envia Paulo e Barnabé em missão, diz o livro dos Atos que eles foram enviados pelo Espírito Santo (cf. At 13, 2). Quando Ananias e Safira mentem à comunidade e são castigados de morte, afirma o livro dos Atos que eles mentem ao Espírito Santo (cf. At 5, 3). Mentir, pois, à Igreja é mentir ao Espírito Santo. A assembleia dos Apóstolos, chamada de primeiro concílio, termina com estas palavras: "Pareceu bem ao Espírito Santo e a nós determinar o seguinte..." (cf. At 15, 28). Quando a Igreja determina, é o Espírito Santo quem determina.

A Igreja, que nasceu católica em Pentecostes, porque nasceu missionária, é levada, por meio da missão, às diversas partes do mundo. Por isso mesmo, a missão é a mais importante causa da Igreja. É a causa das causas, porque está ligada ao projeto salvífico de Deus. Segundo o decreto Ad Gentes, do Vaticano II, a missão é a expressão do desígnio salvífico de Deus. É a realização pública da história da salvação.

Dom Benedito Beni dos Santos, Bispo da Diocese de Lorena - SP.
(Revista Canção Nova)


Nenhum comentário:

Postar um comentário